VIDA PLENA – ORIENTAÇÃO SOBRE ESTILO ALIMENTAR PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ


Chega de sofrer e passar fome. Chega de pular de dieta em dieta, das mais malucas as mais mirabolantes e que por fim se mostram ineficazes. Chega de fazer dietas restritivas que além de infringir o sofrimento da fome funcionam somente enquanto você suportar o sofrimento, e quando para, fica pior do que antes, isto é, perde 10 quilos e ganha 15 quilos.

Aqui estamos oferecendo a você algumas orientações praticas para que seu dia a dia se torne mais saudável. Estas orientações estão sendo praticadas há quase 150 anos por muitos adventistas do sétimo dia, e todos quantos a praticam têm se beneficiado, adquirindo uma vida saudável, longeva e feliz.

Dezenas de reportagem na mídia mundial (National Geographic, Fantástico, SBT Repórter, etc.) têm demonstrado a eficácia e a importância deste “jeito saudável de viver”, que reforça as defesas orgânicas (sistema imunológico) contra as doenças infecciosas, mantêm seu organismo limpo e mantem as doenças crônico-degenerativas (câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, etc.) bem longe de você. A experiência de quase 150 anos deste método, que desde o início não precisou de modificações, tornou os adventistas conhecidos mundialmente como uma instituição que tem orientações seguras e eficazes para a saúde.

Se tudo for feito como indicado, seu intestino funcionará muito melhor, você se adequará num peso saudável (fisiológico), se estiver abaixo do peso não irá emagrecer, se estiver acima do peso perderá quantos quilos for necessário para atingir o peso ideal, e tudo isso naturalmente. Temos visto isso em todos que adotam essas orientações.

Que DEUS abençoe sua decisão de adotar um estilo de vida saudável esteja certo que o maior beneficiado será você.

Experimente, tenha saúde e seja feliz!

Nota: Não é a proposta aqui, mas há vários aspectos que podem interferir na absorção e metabolização correta dos nutrientes dos alimentos. Isto pode ocorrer, por exemplo, devido à impermeabilização obstrutiva das microvilosidades do intestino, causada por hábitos alimentares incorretos.

Sugestões do Cardápio

DESJEJUM

  • Granola (sugestiva, mistura de cereais). Porção ideal, mas você pode fracioná-lo.

  1. 2 colheres de arroz em flocos.

  2. 2 colheres de sucrilhos de milho (não açucarados e não transgênico ).

  3. 2 colheres de sopa de flocos de quinua.

  4. 2 colheres de sopa de gergelim com casca.

  5. 2 colheres de sopa de linhaça moída (somente moê-la em casa).

Tenha sempre em seu desjejum castanhas cruas, como, semente de girassol crua, castanha-do-pará, caju, nozes, coco, amêndoas ou outras castanhas, lembre-se de que a porção ideal de castanhas é o que você colocar em uma das mãos que possa ser fechada. As frutas doces são as mais indicadas pela manhã.

Informações adicionais

  • O flocos de arroz pode eventualmente ser substituída por quinua, ou amaranto, ou linhaça (flocos ou laminados).

  • Sucrilhos de milho ou flocos de arroz, não devem ser açucarados.

  • Gergelim com casca e linhaça devem ser ingeridos diariamente. Ideal nunca substitui-los ou suprimi-los.

  • A linhaça pode ser a escura ou a dourada. Adquiri-la em grãos inteiros e moê-la em casa (liquidificador) se possível diariamente, a quantidade que consumirá ou guarde na geladeira até 3 dias em frascos escuros. O seu uso diário é valiosíssimo.

  • Todos os cereais devem ser adquiridos sempre crus e assim também poderão ser consumidos.

  • Se desejar, é aceitável que sejam “tostados” ligeiramente em forno brando.

  • A granola pode ser adoçada com mel puro ou agave, moderadamente.

  • Valioso é acrescentar um punhado raso de castanhas de sua preferência. Varia-las é ganhar mais saúde.

Tipo: Castanha-do-pará, ou nozes, ou amêndoas, ou avelãs, ou castanha-de-caju, ou amendoim, ou coco fresco ralado. Exceto o amendoim, todos deverão ser acrescentados “crus”, nunca levados ao forno.

  • Ainda se desejar deixar sua granola mais saborosa, acrescentar frutas “secas”, como: uva passa, damasco, ameixa preta, banana passa ou ainda tâmaras.

  • Ideal é não adicionar quaisquer líquidos na granola como leite de arroz ou similares. Ela poderá ser consumida apenas com o mel. A mastigação oferecerá a pitialina (na saliva) que iniciará a perfeita digestão.

  • As frutas, preferencialmente as doces, deverão ser consumidas antes ou após o consumo da granola. Juntas não será o melhor.

  • Se desejar, ainda poderá servir-se de fatias de pão integral s/ glúten (ver receita), patês ou geleias caseiras (ver receita) no site.

  • Entre o desjejum e o almoço, deverá existir um intervalo de 5 horas, sem qualquer ingestão no período. Esta prática é valiosíssima!

Observação:

Aguarde no mínimo 2 horas para beber água e no mínimo 5 horas para tomar a próxima refeição, sem nenhuma ingestão de alimentos ou sucos neste intervalo. Esta alimentação proporciona saciedade por várias horas, não terá necessidade de comer nada nos intervalos das refeições. Se estiver habituado a comer muitas vezes por dia, terá de exercitar um pouco o autodomínio, depois de 3 ou 4 dias não terá dificuldades em esperar a próxima refeição. Com o passar do tempo e a prática, esses bons hábitos, não terá vontade alguma de comer nada entre as refeições, os alimentos não parecerão apetitosos nos intervalos, mas nos horários certos terá uma fome calma e paladar mais aguçado pelos alimentos, diferente a fome de quando não se come alimentos integrais, que além de mais frequente é mais avassaladora, tudo isso tem explicação, entretanto não é a proposta aqui a abordagem desse caso.

ALMOÇO

Sempre comece seu almoço com as saladas cruas de verduras, mastigando bem devagar, repita duas ou mais vezes até a hora do prato principal.

Coma sempre grãos integrais somente.

Base: arroz integral.

O feijão pode ser cozido juntamente com o arroz, mais saudável se feito assim, pois o caldo do feijão não permite a correta insalivação do amido, isso atrasa a digestão e pode permitir fermentações. Lembre-se de que podemos utilizar no lugar do feijão carioca, várias outras leguminosas, exemplo: feijão preto, feijão branco, fava, lentilha, grão de bico e outras.

Quando usar massas, use somente as integrais e sem glúten. Pode preparar molhos naturais para misturar ao macarrão sem glúten, ou dê preferência para uma mistura de legumes ao vapor (brócolis, couve-flor, cenoura, vagem e ervilhas), e não se esqueça de acompanhar a massa com fartura de verduras cruas.

Valorize os legumes crus ou feitos no vapor como mistura.

Sempre utilize azeitonas como acompanhamento. Elas poderão ser servidas em qualquer refeição.

Folhas: Alfaces (roxa, crespa, lisa, romana, americana, mimosa, quaisquer delas), rúcula, espinafre, repolho, enfim, o que tiver disponível com menor preço e frescor possível. Sendo possível varie, alternando tipo de salada a cada dia.

Numa refeição use de cada variedade de alimento um representante. Por exemplo: um tipo de folha (alface, escarola, etc.), uma raiz (cenoura, beterraba, rabanete) e uma leguminosa (feijão, ervilha, grão de bico, etc.). No outro almoço, procure trocar o “representante”, em vez de alface, use rúcula, em vez de lentilha, feijão, e assim por diante.

As sobremesas deverão ser eliminadas, ou então que seja alguma castanha in natura.

Lembre-se de que a alimentação integral oferecerá energia suficiente para você atravessar períodos de 5 horas sem qualquer ingestão.

JANTAR

Coma pouco e dê preferência as frutas, podem ser as cítricas, e se desejar coma torradas integrais sem glúten. Observação: essa refeição deve ser feita até 3 horas antes de dormir. Sucos de frutas caseiros representam uma refeição, escolha assim sua melhor opção: sucos ou o jantar apresentado; ou ainda água de coco.

IMPORTANTE:

Cada item, aqui, numericamente ordenado é de real importância:

1-Beba durante o dia no mínimo 35ml de água por quilo de peso corporal, isto é, multiplique seu peso por 35 e divida por 1000. Exemplo: se você pesa 70 quilos deverá beber pelo menos 2,45L (cerca de 2,5L) de água durante o dia, FORA DO HORÁRIO DAS REFEIÇÕES, isto é, somente nos intervalos. Ao acordar beba dois copos ou mais de água (potável, a melhor que puder obter, evite o quanto possível a água da torneira), aguarde cerca de 40 minutos para tomar o desjejum. Uma dica muito importante para iniciar uma desintoxicação do seu organismo, é o tratamento com o limão, então no seu dia a dia para cada 500ml de água potável espremer dois limões (galego, siciliano, cravo ou taiti), tome pelo menos um litro e meio por dia. Observação: preparar uma garrafinha (500ml) por vez.

2-Não despreze o valor do sono. Uma pessoa vive mais tempo sem comer do que sem dormir. Há registros de pessoas que viveram mais de 40 dias privados de alimento, mas privados plenamente de sono viveriam não mais que uma semana. Durma antes das dez da noite. Se fizer isso, o estágio REM (movimento rápido dos olhos, estágio importantíssimo do sono) mais profundo acontecerá por volta das 2 da madrugada. Nesse período do sono a ação do sistema imunológico é mais intensa e eficaz, o reparo orgânico também. Acontece então a secreção de neurotransmissores (fundamentais para a saúde do sistema nervoso, até mesmo atuando poderosamente sobre a cura da depressão). Haverá também a secreção de hormônios que regulam a fome. Se dormir cedo e com estômago vazio, terá melhor qualidade de sono, mais disposição durante o dia e ficará menos irritadiço. Isso será muito importante para melhorar o humor, memória, disposição e, de suma importância em qualquer processo de ajuste (natural) de peso, isto é, contribui para perda de peso, para os que têm peso a mais, e quem está no peso certo não perde nada. Para quem pretende ganhar massa muscular o sono é vital, pois é neste tempo que ocorre a formação da massa muscular.

3-Pratique exercício. Os exercícios devem ser praticados com moderação e orientação, principalmente se envolverem o uso de peso, se decidir fazer o uso de exercício de força, seja bem cuidadoso com a coluna e as articulações. Recomendaremos dois exercícios que são os mais seguros e não necessitam de grandes orientações: A) alongamento, ao acordar, quando estiver sentado mais de duas horas, em qualquer lugar, alongue. Alongue cada músculo, das pernas, braço, pescoço, costas, peito. Nunca force, faça movimentos progressivos e contínuos, não desanime se estiver meio emperrado, com a prática constante em algum tempo tocar a ponta dos pés com os dedos das mãos não será sacrifício. Faça isso em todas as ocasiões possíveis, mas tenha algum período para fazer durante no mínimo meia hora. De início da vontade de desanimar, mas se perseverar verá o progresso sentirá que vale a pena continuar. É bom demais sentir-se flexível e trará muitos benefícios a você. B) Caminhe. A caminhada como passeio é melhor do que não fazer nada, mas é melhor caminhar em marcha acelerada, a passos largos, por cerca de 50 minutos. Naturalmente há quem esteja completamente fora de forma e isto seria muito difícil. Então comece devagar e aumente o ritmo com o passar dos dias, naturalmente, sem forçar. Faça com que os exercícios tragam uma experiência revigorante e vivificante. Não canse nem sobrecarregue as células musculares. Se de início não puder andar os 45 minutos em marcha rápida, ande somente até sentir que está cansado, sem exagero, então pare, respire, alongue até se sentir descansado, então recomece a caminhada novamente, repetindo até completar algo que você perceba que já foi suficiente, sem ser nem pouco nem demais. Se o exercício for feito assim não será um sacrifício praticado, o corpo não ficará dolorido e depois de alguns dias perceberá que está andando bastante. Não pratique os exercícios de estômago cheio, passear depois do almoço andando devagar e vendo os pássaros, as árvores, é ótimo, mas não como ginástica. Será muito bom se levar água e beber durante a caminhada.

4-Em tudo seja moderado, mesmo nas melhores coisas. Os alimentos saudáveis são saudáveis se consumidos moderadamente, se comidos em excesso passam a ser prejudiciais. Os exercícios são saudáveis se praticados com moderação, se praticados em excesso são prejudiciais, o sono no período certo é muito saudável, mas dormir demais faz mal. Portanto, moderação em tudo, use bom senso e peça a DEUS para ajudá-lo nisso.

5-Sol. Fundamental para a vida na terra, indispensável para a saúde e bem estar dos seres humanos. Durante a noite nosso organismo secreta o colecalciferol, que é a D3, e quando nos expomos ao sol, ela é transformada pela ação dos raios solares, é absorvida e metabolizada no fígado. Ela é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, no sistema imune, no coração, no cérebro, e na secreção de insulina pelo pâncreas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula tanto o metabolismo ósseo quanto a deposição de cálcio nos ossos. Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. Se fizer exercícios pela manhã, faça-o preferencialmente ao ar livre e no sol.

6-Ar. Às vezes, somos levados a crer que por morar numa cidade poluída como São Paulo não devemos fazer exercícios para não respirar tanto ar contaminado. Não podemos discutir o fato de que é melhor respirar o ar do campo do que o ar de São Paulo. Enquanto não podemos morar no campo, temos de fazer o que é possível. Então evite fazer exercícios de caminhada e respiratórios perto de avenidas muito movimentadas, tente fazer em locais mais calmos, mas lembre-se: é melhor fazer alguma coisa do que não fazer coisa alguma.

7-Stress. Este é um grande inimigo da sua saúde. Prejudica seu sistema e defesa e libera em quantidade os terríveis radicais livres.

Como combater então o stress?

Faça exercícios, a secreção de endorfinas que acontece quando se faz exercícios combate o stress. Abrace seus filhos, esposa, pai, mãe e amigos, isso fará muito bem para a sua saúde e para a saúde dele, não somente saúde física, mas para a saúde social também. Ouça músicas edificantes, música clássica e hinos cristãos tradicionais. Cante músicas calmas, relaxantes, com letras que falem de coisas positivas, boas, bonitas. Por exemplo, que falem do amor, da natureza, do perdão.

Lembre-se: sofrer, se ressentir e lamentar, não muda a situação, precisa sim fazer algo, então busque a ajuda de DEUS, e confie no que Paulo escreveu mais adiante, no capítulo 12, verso 21 de Romanos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”. Sempre procure isto, vencer o mal com o bem.

Confiança em DEUS é um dos remédios naturais mais poderosos que alguém pode dispor, faça de JESUS seu melhor amigo. Ele prometeu que estaria conosco todos os dias, Ele disse que teríamos problemas, mas os problemas podem ser revertidos em grandes vitórias. Por mais que não pareça, por causa das adversidades, mas confie em DEUS e se perseverar até o fim terá vencido o mal com o bem.

Informações Adicionais

  • Água com limão: Potente alcalinizante e estabilizador de PH.

  • Ingerir em média 2 litros de água mineral da fonte por dia, ou (a razão peso x 0,3) evitando as águas tratadas quimicamente mesmo que filtradas (depois de 2 horas após as refeições e durante seus intervalos).

  • Pode-se substituir a 3° refeição por água de coco.

  • Não ingerir líquidos ou alimentos gelados.

  • Vitamina B12-500mcg (Vitatonus Citoneurin ou similar). 1 comprimido por semana para as pessoas “ativas” e acima de 14 anos. Idades inferiores, ver dosagem no site.

  • Doces, açúcar, balas, chicletes (mesmo diet), eliminar completamente. Provoca acidose (acidez metabólica); Lipoxia (Falta de O2 no sangue).

  • Proteínas animais de toda e qualquer espécie como: carnes, leites, ovos e derivados, poderão ser eliminados completamente.

  • Jamais misturar na mesma refeição frutas e verduras.

  • Sal, os melhores são o marinho e o Himalaia. Não utilizar o sal comum.

  • Óleos ou azeites poderão também ser totalmente eliminados.

  • Pimentas: usar somente as doces, jamais as picantes.

  • Chocolates e derivados, cafés, chás, mate, preto e verde: eliminar.

Sugestão para substituir o chocolate: Alfarroba em tablete ou em pó.

  • Eliminar os fermentados, como vinagres de qualquer origem, ou shoyo.

  • Eliminar todos os tipos de margarinas, manteigas ou ainda cremes, pastas ou patês industrializados.

  • Pão: deverá ser feito com no mínimo 70% de farinha integral sem glúten, sem óleos ou açúcares (ver receita).

  • Antibióticos; drogarias em geral; conservantes; corantes; realçadores de sabor; outros elementos químicos/sintéticos; são antifisiológicos devem ser evitados.

ALIMENTOS RESTRITIVOS A ALIMENTAÇÃO

1-Carne de porco e seus derivados: Mortadela, salame, linguiça, salsicha, presunto, bacon, torresmo. 2-Todo alimento embutido. 3-Frituras em geral. 4-Temperos industriais; tipo: Knnor, maggi, sazon, glutamato monossódico, aginomoto e congêneros. 5-Derivados do leite: Queijo, requeijão, manteiga, margarina, bolos, chocolates, iogurte, bebidas lácteas, bolachas recheadas. Pão francês ou de forma. 6-Refrigerantes ou sucos artificiais, inclusive os diets e/ou lights, ou qualquer líquido às refeições. Café, achocolatados, chá mate ou preto ou verde chinês. 7-Bebidas com qualquer graduação alcoólica. 8-Carne bovina, carne de frango, peixe e ovos: Procure retirá-los inteligentemente de seu cardápio, portanto a cada dia dê preferencia aos legumes, verduras, cereais e as sementes leguminosas.

RECEITA: PÃO INTEGRAL

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de linhaça batida c/ 3 colheres de sopa de água

  • 1 xícara de leite de arroz integral

  • ½ xícara de água filtrada

  • 3 colheres de sopa de polvilho doce

  • 2 colheres de sopa de gergelim batida c/ 3 colheres de sopa de água

  • 1 colher de sopa de fermento biológico

  • ½ xícara de farinha de arroz integral

  • 1 xícara de cereais (flocos de arroz e flocos de amaranto)

  • ½ xícara + 2 colheres de sopa de farinha de quinua

  • Ervas e sementes a gosto (orégano, semente de girassol, gergelim branco)

Modo de Fazer

Dissolver o fermento biológico com um pouco de água morna juntamente com sal e cereais desejados. Acrescentar em uma tigela os demais ingredientes exceto a água. Coloque aos poucos água filtrada, quantidade suficiente até que a massa solte das mãos. Sovar a massa por 10 minutos em local bem seco. Deixar na tigela descasando por 10 minutos. Sovar novamente e modelar a massa para colocar na forma. Antes de colocar na forma, passar cada porção do pão em fubá orgânico, para que a massa não grude na forma. Deixe descansar por 40 minutos com a forma coberta por um pano de prato. O forno deverá estar pré-aquecido. Deixe assar em fogo médio por aproximadamente 45 minutos.

**Para mais esclarecimentos entre em contato conosco**

www.intercessoresdaesperanca.com.br


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Links:

amigosdejesus.org.br

novotempo.com

encontreumaigreja.com.br

© 2015 por Guerreiros de Oração da IASD